quarta-feira, 13 de abril de 2011

Espaço d'ELAS: Como conciliar Moda, Estilo e Consumo - por Catarina

No nosso espaço de hoje abordaremos um assunto inevitável no universo feminino: MODA! Nesse mercado que se criou para incentivar o consumismo, defendo a idéia de que é possível ter um estilo próprio, não gastar muito e seguir uma tendência de modelos e estampas que a estação oferece. Pois bem, como tocamos no assunto, vamos pensar um pouco em estilo, ele precisa combinar com seu corpo e principalmente com sua personalidade. Em uma cidade de interior como a nossa, as pessoas ainda tem um certo preconceito com quem se veste “diferente”, fazendo com que a maioria opte por um estilo mais comum onde predominam os jeans; baby looks, batinhas e regatas; vestidos rodados e tubinhos; os cortes menos sofisticados com grande ênfase no tomara que caia e uma variedade de estampas e cores. Antes de tudo você precisa definir qual sua tendência de estilo, se é mais romântico, casual, moderno, esportista, chique, rock’n roll etc. Isso não impede de você ter um pouco de cada coisa, mas ele é o responsável pela maioria das peças que você tem no guarda-roupa. E ainda quero mostrar que é possível manter seu gosto e preferência independente da ocasião. Como? Quem gosta de um estilo despojado como se vestirá para um evento noturno? Uma calça saruel ou de fundo grande preta, uma blusa de ombro caído num tom mais claro, podendo ser até folgada e ter algum brilho, um cintinho e um salto te levam para qualquer evento formal e fino; ou então alguém adepto de um look mais sofisticado como se vestirá para ir a um churrasco? Uma saída é o short jeans, um camisete de manga de cor clara e sapatilha.  Outra coisa que é importante lembrar: você não precisa mudar seu estilo para seguir moda nenhuma, apenas saber escolher as peças certas para cada tipo de ocasião.

Definido o estilo, temos que adaptá-lo à estação, como nossa cidade é quente, só consideramos 2: verão e estação chuvosa. Para verão a tendência são cores claras e tecidos leves, já em período de chuva (de março a julho) podemos optar por peças típicas de inverno, sem exageros, claro.  E entre as sugestões estão as cores escuras, golas, mangas, calçados mais fechados e outros. Uma dica boa é sempre ter peças básicas como regatas lisas, jeans sem lavagem, pois elas podem ser usadas em qualquer época adicionando apenas uma algo por cima. Não quero fazer apologia ao consumo, pelo contrário, tenho problemas em aceitar que alguém seja escravo da moda, mas também não precisamos sair por aí com roupas que mais parecem fantasias. Isso também não quer dizer que devemos sair comprando tudo que vemos só porque está na moda. Se você tiver uma coisa de cada e um pouco de criatividade, tenho certeza que não fará feio.

Outra dica legal é olhar em revistas e sites alguns looks montados para aguçar a criatividade, eles sempre ajudam. O próximo alerta é quanto ao gasto, antes de ir às compras, dê uma virada no seu guarda roupa, olhe tudo que você tem, isso evita comprar coisas parecidas e que suprem necessidades parecidas e ainda dão idéia, as vezes você nem precisa de roupa e sim de um acessório ou peça extra que muda completamente o look e dá aquele toque. 

Por ultimo, uma dica que faz parte da minha vida, evitemos os estojos montados. Exemplo: “Adoro vestir essa saia com essa blusa e por isso o faço sempre.” Pode até ser que eles combinem e que você se ache linda com a roupa, mas é bom variar, a mesma saia com diversas blusas (uma regata,dando um ar mais informal para o dia ; uma batinha passada o pano para sair a noite, uma blusa asa de morcego com um cintinho já deixa mais elegante), vira um leque de opções.

Concluo reforçando que se trata apenas de dicas para nos ajudar e não um regulamento de moda, seja você, mantenha seu gosto, que é isso que te faz especial.

Nenhum comentário: