segunda-feira, 11 de abril de 2011

Imagens e Idolatria

A pergunta da Valéria
A Valéria me pediu para fazer um comentário lá no Formspring e combinei com ela que seria feito aqui no blog. O que a Valéria disse:

Bom, encontrei isso escrito na Bíblia católica a respeito de “imagens”. Queria que você comentasse sobre isso se não for incômodo e agradecer também pela sua paciência com nós, jovens. “Tanto em Êxodo como em Deteronômio, a proibição de imagens refere-se às imagens dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e de figuras de deuses falsos que tomavam formas de pessoas, animais, astros, etc.Tanto é assim que Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Esta imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz: Jo, 3:14. Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Êx, 25:18. Salomão quando construiu o templo mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre as quais leões e bois: I Re, 7:19. Nem por isso o templo foi do desagrado de Deus. Com essas proibições, Deus procurava proteger o povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso à idolatria. Portanto, ao recriminar os católicos, os protestantes deveriam primeiramente provar que as imagens de Jesus Cristo, Maria e dos santos são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens (de ídolos) mandou fazer imagens (não de ídolos), como a serpente de bronze e os querubins.” A paz do Senhor esteja com você e que Ele te abençoe e te honre pelas coisa que você tem feito e passado. 

Comentário:

1. Não há um versículo sequer na Bíblia que mencione a proibição de fazer somente imagens de deuses estrangeiros.

2. O que Deus diz em Êxodo 20:4 é “NÃO FARÁS PARA TI IMAGEM de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.”

3. A Serpente de bronze feita por Moisés era colocada no meio do acampamento e as pessoas iam lá OLHAR a serpente para que, pela fé, fossem curadas das mordeduras das cobras. Não era para orar nem se ajoelhar para a serpente, não era para dar dízimo para a serpente e muito menos estavam distribuindo “serpentezinhas benzidas” para que o povo levasse para as suas barracas. (Números 21:8,9)

4. Com relação aos dois querubins que cobriam o propiciatório, eles ficavam no Tabernáculo, dentro do local chamado Lugar Santíssimo ao qual só o Sacerdote tinha acesso. Portanto, ninguém via os querubins pois eles não ficavam à mostra do povo.

5. É evidente que o Templo construído por Salomão não poderia ser do desagrado de Deus pois o próprio Deus ordenou como o Templo deveria ser construído nos seus mínimos detalhes.

Percebe-se no texto enviado por você uma distorção daquilo que está na Palavra de Deus, com o claro objetivo de justificar o uso de imagens. E, a última frase, que afirma que o mesmo Deus que proibiu fazer imagens, mandou fazer imagens é, no mínimo, uma afronta a Deus.

Isaías 45:20 “Nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” 2 Corintios 6:16 “E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” 1 João 5:21 “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.” João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e verdade”.

Fonte: Blog Leia a Bíblia

Nenhum comentário: