Uma palavra de encorajamento
Os encontros de Deus conosco podem se dar em momentos inesperados e em circunstâncias inesperadas. Devemos estar sempre abertos para o falar de Deus, para as visões que Ele quer nos dar.
Não sei o momento que você vive, aquilo que você está passando. Mas, sei que Deus pode falar ao seu coração, que Ele pode trazer uma visão para sua vida que possa encher de cores o seu futuro que parece cinzento.
Abrão, que depois Deus chamará de Abraão (Gênesis 17.5), está caminhando em obediência à ordem que Deus lhe deu. Tem um desses encontros que nós temos com Deus e que marca as nossas vidas e esse encontro é um encontro em que Deus fala a Abraão por meio de uma visão.
Eu quero dizer que Deus pode nesse momento, falar ao teu coração através dessa visão. Ele sabe como você chegou até Ele, sabe também como você está e sabe como você poderá ficar.
São três expressões que estão contidas na visão que Deus deu a Abraão.
1. Não tenha Medo
O medo é uma das reações paralisantes do ser humano. O medo pode ser racional ou não. Temos medo de altura, do escuro, de lugares fechados, de insetos de animais, de avião.
Temos medo do desconhecido. Como será aquele encontro? O que o futuro nos reserva? Muitos, tentando superar esse medo procuram em horóscopos e outras formas de adivinhações o que poderá acontecer no futuro para se prevenir.
Deus fez uma promessa a Abraão, mas não lhe mostrou como em um filme tudo o que iria acontecer. Mas, deu a ele uma palavra de confiança: não temas. A fé verdadeira não precisa de provas ou evidências para se apoiar, apenas a palavra de Deus na qual se deve confiar: não temas.
Você pode estar vivendo um momento decisivo na sua vida e talvez o seu coração esteja cheio de dúvidas e inquietações. Você tem promessas de Deus na sua vida e está se perguntando como elas irão se cumprir? Deus está lhe dizendo não temas.
2. Eu sou o teu Escudo
No início da visão Deus dá a Abraão, uma palavra de confiança na qual ele deve se apoiar, não temas. Agora, Deus dá a razão pela qual ele não deve temer: Deus é o seu escudo.
O Deus que vai proteger a Abraão não tem fraquezas. Não tem um ponto fraco no qual possa ser atingido. Ele não tem um adversário. O Diabo, não pode enfrentar a Deus, ele é criatura e Deus é o criador. O futuro do Diabo já está traçado. Ele já está derrotado. O Diabo pode contender com Miguel, ou com um arcanjo, mas ele não pode contender com Deus.
O escudo de Abraão é o todo-poderoso. É aquele que diz: Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? (Isaías 43:13 ); não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
(Isaías 41:14 ); Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43:1-2). É nessa proteção que você deve confiar.
Enquanto não se cumprisse o propósito de Deus na vida de Abraão, nem exércitos poderosos poderiam atingi-lo; nem rios caudalosos poderiam alcançá-los; nem homens cruéis poderiam destruí-lo. O todo-poderoso era o seu escudo.
3. Grande será a tua recompensa.
No início Deus fala a Abraão para não temer. Em seguida, Ele dá a razão para não temer; a garantia de que o próprio Deus é o seu escudo. Finalmente, Deus diz a Abraão que ele não só será protegido, mas que será ricamente abençoado.
A bênção que tem para cada um é de ordem diversa. Para Abraão, o seu grande sonho não eram bens. Ele demonstrou desprendimento quando ele e Ló precisam se separar e ele deixa que Ló escolha a terra que mais lhe conviesse.
O grande sonho de Abraão era ter descendência. Porém o sonho parecia impossível por causa da idade e por causa da esterilidade de Sara. Mas, Deus está dizendo a um homem idoso e a uma mulher estéril que haveria de fazer história a partir deste casal. Deus chama o Abraão e lhe mostra as estrelas do céu e diz que a sua descendência seria como as estrelas do céu. Imaginemos Abraão em uma época em que não havia luz elétrica e mais estrelas podem ser vistas, contando as estrelas: uma duas, três, dez, cem, mil, dez mil, cem mil, um milhão… Até não poder mais contá-las.
A recompensa de Abraão ia muito além do que ele podia imaginar, do que ele podia pensar. De que tamanha será a recompensa, a bênção que Deus tem preparado para você? Lembre-se que Ele é poderoso para fazer além daquilo que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20).
Abraão creu na promessa de Deus. Ele não foi continuar o resto da vida argumentando com Deus: Senhor, eu sou velho; minha mulher é estéril. Ele creu e isso lhe foi imputado para justiça.
Conclusão
É maravilhoso saber que a ação de Deus na história não cessou. Ele é o Deus que age, é o Deus que se revela, é o Deus que fala. É o Deus que vem ao nosso encontro, que enche os nossos olhos da sua visão maravilhosa para nos fazer encorajar, para nos fazer continuar caminhando sob a sua proteção e na certeza de que as suas promessas não falham para nós, assim como não falharam para Abraão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário