Para ter uma boa saúde e atingir o peso ideal, é fundamental que sejam feitas entre 5 a 6 refeições por dia, ou seja, dar um intervalo de 3 a 4 horas entre cada uma. O mais indicado a se fazer são três grandes refeições, o desjejum, almoço e jantar, seguidas de três pequenos lanches nos intervalos, a colação entre o desjejum e almoço, o lanche da tarde e a ceia.
Quem pensa que ficar muito tempo sem se alimentar estar emagrecendo está bem enganado, esse mau hábito pode provocar alterações indesejáveis, como gastrite, mau hálito, redução das taxas de glicose (ocasionando tonturas, tremores e até desmaios), resulta também em falta de concentração, dificuldade de aprendizagem e memória e mau humor.
Tudo isso ocorre porque diminuem as taxas de nutrientes no sangue, além de restringir a oferta de glicose para o cérebro, afetando a produção de substâncias, os neurotransmissores, que regulam o funcionamento do órgão.
A queda do metabolismo é outra conseqüência de uma alimentação com grandes intervalos de tempo. Cada vez que nos alimentamos, o organismo precisa gastar energia com o metabolismo dos próprios alimentos. Assim, quem faz mais refeições ao dia ativa este trabalho corporal mais vezes.
Se o organismo percebe que sempre há uma regularidade na ingestão de alimentos, ou seja, 5 ou 6 refeições diariamente, ele não economiza no seu gasto, mas se percebe que as refeições são irregulares, o metabolismo cai na tentativa de guardar reservas, para situações de escassez de alimentos. Em compensação, a prática regular de exercícios físicos ativam o metabolismo. Quanto melhor o preparo físico do indivíduo, melhor sua capacidade para queimar gordura.
Por isso os indivíduos fisicamente ativos, quando param de se exercitar temporariamente, conseguem voltar à boa forma em poucas semanas. Outros efeitos benéficos da prática regular de exercícios são: melhora da massa muscular, que também ativa o metabolismo, melhora do humor, da auto-estima e da adesão a hábitos alimentares saudáveis, fortalecimento ósseo, melhora do trabalho cardíaco e respiratório, prevenção de câncer, depressão, diabetes, colesterol elevado, triglicérides elevados, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário