Estava lendo o blog Adoro Comer nessa semana (que, aliás, leio constantemente) o espaço dica do nutricionista e achei uma matéria bem legal sobre dieta e queria compartilhar com vocês. Segue abaixo a matéria completa:
Todo mundo já fez, alguma vez na vida, uma dieta da moda, né? É dieta do atum, do chá verde, do chá preto, da lua cheia, da luz, da água, do abacaxi e de tudo o mais. Mas será que isso ajuda mesmo na luta contra a balança? Kaline Melo explica: "Muito se fala em emagrecimento na mídia e a cada dia surgem dietas diferentes: dieta das frutas, dietas da lua, dieta das estrelas, entre muitas outras dietas. Sem contar as dietas das revistas, prometendo verdadeiros milagres na perda de peso. Muitos pacientes chegam ao consultório e comentam que perderam peso com a dieta X, mas quando voltam a comer como antes obtém o ganho de peso novamente. Esse desejo de emagrecer por conta própria, pode tornar o plano de emagrecimento difícil de ser cumprido. É importante lembrar que temos um metabolismo que precisa de nutrientes para funcionar adequadamente. A falta de pelo menos um deles (ou até excesso) pode dificultar o processo de emagrecimento. Quando submetemos nosso organismo a essas dietas restritas, ocorrem diversos desequilíbrios que podem tomar uma proporção maior e se tornarem perigosos ao organismo.
E quais são os prejuízos de dietas restritivas em nossa saúde?
- Não são baseadas em evidências que priorizam os princípios da nutrição e não reforçam a importância da educação alimentar;
- Muitas são restritas a um único grupo de alimentos ou nutrientes, o que pode desencadear desequilíbrio nutricional;
- Quando existe a perde muita rápida de peso o indivíduo geralmente não está perdendo gordura corporal e sim massa magra;
- Não são orientadas por profissional especializado;
- Nessas dietas geralmente ocorre o que chamamos de efeito “sanfona”;
- Não existem trabalhos com evidências científicas, validando essas dietas;
- Podem desencadear distúrbios alimentares, como por exemplo a ansiedade e compulsão alimentar por deficiência e desequilíbrio de neurotransmissores, responsáveis por saciedade, compulsividade e fome.
Para a perda de peso ocorrer de maneira saudável e efetiva, é fundamental promover uma educação alimentar e uma atividade física regular. A partir no momento que seu organismo trabalha de maneira correta, se estabelece equilíbrio, tudo que é excesso é eliminado. Cuide da sua saúde! Seu organismo agradece!"
Fonte: Adoro Comer

Nenhum comentário:
Postar um comentário