sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

“Onde está Deus?”

Não se fala em outra coisa! Desde a tragédia em Santa Maria na qual mais de 200 pessoas morreram que todo o Brasil está envolvido com esse acontecimento. Movido por esse fato e pela repercussão de uma postagem da ATEA (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) em sua pagina do facebook, diga-se de passagem, criticada inclusive por outros ateus, onde a associação postou fotos de pessoas mortas em Santa Maria com a seguinte frase: “Deus, cadê você, cara?” que decidi escrever esse texto.
Trata-se de um tema delicado e confesso que não tenho profundidade teológica para lhe dar uma explicação satisfatória, até porque, nem mesmo a bíblia parece fazer questão de dar respostas definitivas às tragédias da vida. Por exemplo, no texto de Lucas 13:1-5, quando Jesus fala com os discípulos sobre a queda da torre de Siloé, Ele tira o foco do “porque” e alerta os discípulos sobre os seus próprios pecados e Também quando questionado pelos discípulos sobre a culpa do sofrimento daquele cego no evangelho de João capitulo 9 Jesus disse: nem dele nem de ninguém, inclusive nem mesmo na morte de Lazaro Cristo Prefere falar do futuro ao invés de justificar o passado. Meu objetivo aqui é mostrar as minha pesquisas e minha opinião para que juntos possamos discutir acerca do assunto.
Vou começar com uma citação do teólogo Solano Portela, que diz assim: “Na ocorrência de tragédias devemos resistir a tentação d procurar respostas que diminuam a bíblica soberania e majestade de Deus e consequentemente não fazem justiça a sua pessoa, ou aquelas nos colocam com Deus [...] Tais ‘explicações’, ’conclusões’ e ‘conclusões‘ aparentam ser plausíveis, mas revelam-se meramente humanas, pois contrariam a revelação das escrituras. Esses tipos de respostas sempre aparecem, quando ocorrem desastres; quando diversas vidas são ceifadas e pessoas que estavam entre nos desaparecem de uma hora pra outra, interpretações estranhas dessas circunstâncias não são novidade e tem surgido e nem tem surgido apenas em nossos dias ”
Não é de hoje que quando acontece alguma tragédia que perguntas deste tipo aparecem: “Onde está Deus?” ou “Por que Deus permitiu isso?” como já falei anteriormente não podemos tirar conclusões exatas sobre isso. “Assim como é grande a ousadia do ser humano em entender os sofrimentos e as tragédias da vida, é ainda maior a ousadia de quem procura explica-las”(blog Genizah). Tudo está debaixo da soberania de Deus, Ele não perdeu o controle das coisas, Ele tem um proposito em tudo, inclusive nas grandes tragédias. O que nós não podemos, mas é o que alguns fazem, é ficar se aproveitando da tragédia para levantar a ideia que essa foi uma punição divina para aquelas pessoas, achando-se as pessoas mais santas do mundo. Ao meu ver como cristãos devemos orar por aquelas famílias que perderam os seus entes queridos para que Deus possa conforta-las. E respondendo a pergunta do titulo da postagem: Deus está no lugar onde sempre esteve, no seu trono, no controle de tudo.
Encontrei um vídeo bem interessante de um pastor norte-americano, que trata de como um Deus todo poderoso e bondoso permite que coisas ruins aconteçam: https://www.youtube.com/watch?v=57FHlhxZ9u8

Por Marcus Paulo.

Referências:
http://noticias.gospelmais.com.br/deus-impediu-tragedia-boate-santa-maria-48979.html

Nenhum comentário: