Qual mulher nunca percebeu que basta “aquele” período do mês se aproximar para as suas roupas ficarem mais justas, atire a primeira pedra. Isso pode ser culpa da retenção hídrica. Mas a não ser em casos de desequilíbrio hormonal, é um problema bem simples de resolver. O inchaço é provocado pelo excesso de líquidos no organismo.
Uma alimentação cheia de produtos industrializados é outro desencadeador do efeito esponja, por conter muito sódio. O problema que pode trazer olheiras e queda de cabelo é ocasionado também por distúrbios renais, problemas circulatórios, alergias alimentares e sedentarismo.
Os alimentos que desenvolve essa retenção são os ricos em sódio. Como enlatados, embutidos, alimentos com muito conservantes e também alguns alimentos doces, como os refrigerantes, que contem muito sódio na sua composição.
Uma opção seria fazer o uso do sal light que é composto por 50% potássio e 50% sódio. Ele é uma boa alternativa para reduzir a ingestão de sódio e, por isso, pode ser utilizado pelas pessoas que tem a propensão em ter uma maior retenção hídrica, substituindo o sal de mesa tradicional.
Engana-se quem pensa nisso como um mal exclusivamente feminino. Os homens também podem apresentar inchaço, principalmente se apresentarem excesso de peso, inatividade física e excesso de sódio na alimentação. Algumas alterações hormonais, no entanto, tornam o corpo feminino mais suscetível a esse tipo de situação, como a gravidez e o período menstrual.
Mas existe solução para esse mal, pode até parecer o contrário, mas beber bastante água é uma excelente medida para eliminar o excesso de líquidos que tem causado o inchaço. Isso porque a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.
Mas cuidado com a freqüência do problema. Ter um inchaço crônico pode significar mau funcionamento dos rins, na circulação ou hipertensão. Por isso, é importante investigar as causas desse sintoma quando perceber que ele não desaparece. O uso de medicamentos, como os corticóides, também está associado à presença desses inchaços.
Alguns alimentos podem influenciar na diminuição dessa retenção, os diuréticos. De maneira geral os chás são diuréticos, assim como algumas frutas como o melão, melancia, abacaxi, morango, ameixa, verduras como alface, e agrião e legumes como o salsão, cenoura, vagem, abobrinha. Combinados a uma hidratação adequada (cerca de 2 litros de água por dia), eles previnem o inchaço e ainda colaboram para que seu intestino funcione com regularidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário