terça-feira, 30 de agosto de 2011

Comer Bem - por Naiara


Muitos não sabem, mas amanhã dia 31 de agosto é o dia do Nutricionista. Por isso resolvi falar dessa profissão e desmistificar um pouco a idéia que fazem desse profissional, que está para muitas pessoas associado somente a passar dieta para emagrecer ou engordar. Espero que vocês gostem, eu particularmente amo estudar tudo isso!


O Nutricionista da área de saúde deverá estar capacitado a atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações, através dos conhecimentos da Ciência da Nutrição e Alimentação. Pautado em princípios éticos, considerando a realidade econômica, política, social e cultural, usando a segurança alimentar para a melhoria da qualidade de vida. Sua formação deve ser embasada em sólidos conhecimentos biopsicossociais, fundamentação tecnológica, em relação a conhecimentos específicos sobre nutrição humana e, habilidades técnicas como: planejamento, organização, direção, controle, supervisão e avaliação intrínsecos ao serviço de nutrição.

Entende-se que o objeto do profissional é a alimentação e a nutrição do homem sob o ponto de vista individual e social.  A ação do Nutricionista se realiza em nível não só terapêutico, mas predominantemente preventivo, comprometido com a qualidade de vida das pessoas e da população. Nessa perspectiva, amplia-se ainda mais a responsabilidade social do Nutricionista. Na busca de padrões alimentares sadios, culturalmente aceitos e economicamente viáveis, o Nutricionista deve desenvolver pesquisas sobre novas formas alternativas de alimentação humana e, também, integrar-se em programas de educação comunitária. Inclui-se aqui, a possibilidade de atuar no campo educacional, desde que complemente sua formação com aspectos pedagógicos, podendo atuar como docente nos diversos níveis e modalidades de ensino.

O Nutricionista atua como elemento imprescindível para lidar com as fontes alimentares, estudando-as e orientando os indivíduos sobre os seus requerimentos e a forma mais correta de utilizá-las, objetivando a preservação e conservação da saúde e, consequentemente, a vida com qualidade.

Mercado de trabalho:
  • Alimentação Institucional: empresas, hotéis, restaurantes;
  • Nutrição Social: escolas, inspeção sanitária, creches, asilos, postos de saúde;
  • Nutrição Clínica: hospitais, clínicas, consultórios, spas, academias;
  • Pesquisa e docência no ensino superior.

Todas as áreas de atuação do profissional são promissoras, considerando o desempenho científico do nutricionista e a projeção da Nutrição como uma das ciências básicas do novo milênio.

Nenhum comentário: