terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comer Bem - por Naiara

O que devo comer?

A refeição antes do exercício físico é crucial para um bom desempenho. Antes do treino, deve-se garantir uma refeição que mantenha um estado anabólico adequado, força e resistência, para que assim o exercício possa ser completado com eficácia. Muitas pessoas ainda têm a ilusão de que treinar em jejum emagrece, porém essa prática não é aconselhável.

Os objetivos de se alimentar antes do exercício são: diminuir catabolismo muscular (evitando degradação de proteínas), oferecer mais aminoácidos e glicose para os músculos, fornecer energia para a realização do exercício, evitar a fome durante o treino e manter um bom estado de hidratação.

Começando pela hidratação: ninguém terá um bom rendimento físico se estiver desidratado. O ideal é consumir aproximadamente 500 ml de líquidos nas 2 horas que antecedem o exercício e cerca de 1 copo de 200 a 250 ml, um pouco antes de iniciar a atividade e hidratar-se a cada 15 minutos após o inicio da atividade física.

Em relação às refeições, o ideal é que de 2 a 3 horas antes do treino seja feita uma refeição completa. Ex.: café da manhã reforçado ou um almoço. De 1 a 2 horas antes, um lanche leve é o ideal, sendo rico em carboidratos, moderado em proteínas, pobre em gorduras e fibras e com boa quantidade de vitaminas e minerais. Vale lembrar que a individualidade de cada um deve ser observada, pois, alguns têm digestão muito lenta e outros, mais rápida.

Mas o que muitos se perguntam é o que seria esse “lanche leve”? Abaixo listo algumas opções de alimentação:

Opção 1: Pão com geléia diet e queijo branco + água de coco + 1 fruta;
Opção 2: Banana + aveia em flocos + barrinha de cereal ;
Opção 3: Bolo simples + suco de frutas;
Opção 4: Iogurte de frutas light com cereal sem açúcar + 1 fruta;

Lembrando que a suplementação só é indicada se você realiza treinos intensos e regulares. O mais importante é manter uma dieta saudável e só assim introduzir uma suplementação quando os treinos estiverem mais pesados. Suplementos não são recomendados para iniciantes em fase de adaptação e fase inicial de treinamento. E procure sempre a orientação de uma Nutricionista e bons treinos!

Nenhum comentário: