quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Gerais - por Marquinhos

Amigos pela fé

Ainda falando sobre relacionamentos, nesta semana vamos tratar, em específico, de amizade. Amizade esta, que agrada a Deus e é vivida segundo a Sua vontade e de acordo com os propósitos dEle para a vida de cada um.

“Não vos enganeis: As más companhias corrompem os bons costumes.” (1 Co 15:33).

É fundamental que tenhamos sabedoria ao escolhermos as pessoas com ás quais criaremos um vinculo, onde a confiança e o respeito se façam presentes. Se realmente vamos confiar a tais pessoas parte de nossas vidas, e com elas compartilhar bons e maus momentos pelos quais passamos, devemos procurar perceber se esse relacionamento que está sendo construído, está de acordo com o querer de Deus para nós, e se em alguma coisa edifica, levando-nos a estar mais próximos do Senhor. Num relacionamento cristão, nosso foco é uma amizade baseada no amor, sinceridade, honestidade, verdade, humildade, abnegação, abrindo mão de si mesmo em benefício do próximo,buscando conviver com os outros, assim como Jesus o faria e faz, hoje.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jô 15:12,13).

Mesmo que ainda haja, dentro dos próprios templos, muitos dos que se dizem cristãos, vivendo como se não soubessem o que é ser amigo de verdade, não podemos mos deter a olhar apenas para estes quando tivermos que buscar um exemplo a ser seguido. Uma autêntica amizade relatada na bíblia, é a de Jônatas e Davi. (1 Sm 18-20). O que nos cabe, então, é nos colocarmos na presença de Deus, pedindo que Ele nos dê entendimento, para que sejamos capazes de convivermos com os outros de forma boa e agradável aos olhos de Deus. Além disso, o Senhor também usa e coloca amigos verdadeiros em nosso caminho, para crescimento de ambos, e para, juntos fazer a obra de Deus. Ele tem um propósito em tudo o que acontece, não sendo por um acaso que pessoas entram em nossas vidas.

Nenhum comentário: