Um jeito simples de se alimentar
Após anos de investimento em educação nutricional nos EUA, com a utilização da pirâmide dos alimentos, o governo resolveu mudar de estratégia já que o peso dos americanos continua aumentando a cada ano. A nova representação utilizada para ensinar bons hábitos alimentares será o my plate (meu prato). http://www.choosemyplate.gov/. O My plate divide um prato em quatro porções: uma de fruta, outra de verduras, uma terceira de proteínas e a quarta de cereais integrais. Além disso, ao desenho é acrescentado um copo, que representa os laticínios.
Apesar de não trazer novidades, tem uma proposta didática mais compreensível do que a conhecida “Pirâmide alimentar”. A sugestão reforça a importância no aumento no consumo de frutas e verduras e a variedade de cores dão a ideia de um prato com variedade de vitaminas e minerais. Entretanto, essa representação gráfica do “My Plate” segue hábitos norte americanos, como o de em grandes refeições beber leite – aqui faço uma breve observação: o leite não é a bebida mais interessante para acompanhar uma refeição principal, já que o cálcio compete com o ferro na hora da absorção. O ideal seriam frutas ricas em vitamina C, fundamental para a absorção do ferro. O Conselho Federal de Nutricionistas já havia lançado em 2009 a campanha “Prato colorido: alimentação saudável”, que tem uma proposta semelhante ao “Meu prato”
Recomendações adicionais do modelo "Meu prato":
- Aproveite o seu alimento, mas coma menos;
- Evite grandes porções;
- Monte o seu prato com metade de frutas e legumes;
- Consuma leite desnatado ou semi-desnatado;
- Consuma grãos integrais;
- Opte por alimentos com menor teor de sódio;
- Beba bastante água e menos bebidas açucaradas.
Esses guias alimentares gerais têm função de disseminar o que seria uma escolha de alimentação saudável para grande população, mas lembre-se que cada pessoa possui uma necessidade específica e individual. Dicas fáceis, que fazem efeito de verdade!
Fonte: Adoro Comer
Nenhum comentário:
Postar um comentário