segunda-feira, 5 de março de 2012

Montes e Vales

“Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales, entregarei nas tuas mãos toda esta grande multidão, e saberás que eu sou o Senhor.” - 1 Reis 20:28.


Deus destruiu os sírios porque eles achavam que Deus era só um Deus dos montes e não um dos dos vales também. Isso me faz lembrar o Salmo 23:4 – “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, pois tu és comigo.” Nós vamos passar por muitos vales nessa vida. Vamos ter aflições e sofrimentos, mas Ele prometeu que estará ao nosso lado! Se você está passando por um momento difícil, que parece que Deus está quieto e que nada dá certo, lembre-se: o Senhor é o Deus de montes e de vales. Nos tempos bons, devemos regozijar e louvar ao Senhor por sua bondade. Nos tempos difíceis, lembremos que o mesmo Deus é conosco, com a mesma bondade e fidelidade. Quantos de nós não esquecemos de Deus nos tempos bons e reclamamos de Deus nos tempos difíceis? Quando eu peco, me sinto no vale. É tudo que mais abomino, mas mesmo assim, continuo pecado. Mas Deus nos falou especificamente para não deixar nosso coração se afastar de Deus, como fez Salomão. E mesmo se pecarmos, voltemos ao Senhor. Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Salmos 24:3-4. A nossa vida deve ser uma busca incessante em subir ao monte do Senhor. Ainda que estejamos no fundo do poço, há esperança. Assim como Jonas, que clamou de dentro da barriga do peixe grande, ou de Davi, que se derramou diante de Deus em contrição, nós devemos buscá-lo. Existem muitos tipos de vales – perder o emprego, sentir-se rejeitado, divórcio de familiares, morte de alguém, profunda tristeza e falta de vontade de viver, ou uma vida aprisionado pelo pecado. Seja qual for ela, saiba que Deus não deixou de te amar, e não perdeu o controle da situação.

Vale do Pecado:
“Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei.” (Isaías 44:22) Deus deu tudo que Ele tinha por você, para te resgatar do vício que prende, da angústia que sufoca, do medo que aprisiona. Não demore – se arrependa e VOLTE PARA ELE HOJE MESMO!

Vale da Tristeza:
“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor.” (Apocalipse 21:4) Espere em Deus, porque ainda que soframos, Ele cuidará de nós e enxugará nossa lágrima. Existem coisas que doem muito, e não tem explicação, mas que o paraíso seja a esperança de sua alegria, pois Jesus preparou um lugar para você na mansão do Pai! (João 14:2)

Vale do Provação:
Todos temos provações na vida. Quando o desejo de fazer o que é errado vem, e a escolha entre o bem e o mal é difícil. Mas podemos considerar essas provas como oportunidades para crescer ao invés de razão para nos afundarmos.

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Tiago 1:2-4. Estes são alguns dos vales da vida, mas seja qual for o momento que você está vivendo, lembre-se: o Senhor é um Deus dos montes e dos vales, e Ele é o nosso Pastor, que nada deixará faltar para nós. Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta. (Salmos 34:10).

Fonte: Não Morda a Maçã

Nenhum comentário: