terça-feira, 3 de abril de 2012

Comer Bem: Dica da nutricionista

Evite embutidos!
Carnes processadas, como salame, presunto, salsicha, linguiça e outros, contêm gordura e toxinas em excesso. Enquanto a gordura leva ao ganho de peso, acúmulo de colesterol e o aumento da possibilidade de diabetes, as toxinas causam desequilíbrios fisiológicos que dificultam a perda de peso e o excesso de sal nos embutidos ainda pode ter relação direta com a hipertensão arterial.

Um estudo realizado por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, E.U.A, concluíram que o consumo habitual de carnes processadas como mortadela, salsicha, linguiça, presunto e salame pode aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. A conclusão dos pesquisadores foi que cada porção de 50g/dia de carne processada (cerca de 1 a 2 fatias de embutidos ou 1 salsicha) representa um aumento de 42% no risco cardíaco e de 19% no risco de desenvolver diabetes. Ainda, de acordo com os pesquisadores, não é exatamente a carne processada de vaca ou porco que eleva o risco da diabetes e doença cardíaca, mas o sódio e os conservantes a base de nitrato que são usados no processo de produção dos mesmos.

Este estudo contribui para as evidências que identificam o papel importante da alimentação como um fator determinante na incidência de diabetes e sugere um alvo alimentar potencial para intervenções, objetivando sua prevenção. Mas se você quer continuar consumindo esses alimentos sem grandes prejuízos à saúde, você pode optar por reduzir a frequência em que eles aparecem nas suas refeições (cerca de 2 vezes por semana) e sempre em porções pequenas.

Dica valiosa, hein, salsicheiros? Vamos reduzir agora, pra comer mais e melhor depois!

Fonte: Adoro Comer

Nenhum comentário: