Por que a saliva não mata sede
Pois a saliva e a sede nunca andam juntos! A falta de saliva é o que da a sensação de sede, é o sinal que o corpo dá para a falta de água. Afinal, saliva é 99% de água.
Além disso, o corpo libera em um dia, apenas 1 litro de saliva sendo que precisamos de 2,5 por dia. Mesmo tendo saliva e sede, se engolir a saliva seria igual a tomar uma colher de chá de água. Não iria adiantar em nada.
E, se ela não mata sede, pra que serve? Ela ajuda na digestão dos alimentos, limpa faringe e boca melhorando a fala, previne cáries, não deixa ter acidez na boca e elimina bactéria indesejadas, além de prevenir gastrite e aftas.
Pimenta faz suar
Por que comer alimentos apimentados faz a pessoa suar?
Comida com pimenta contém uma substância que estimula as terminações nervosas da boca, o que gera um aumento de temperatura.
Como os nervos não conhecem a diferença, enviam a mensagem ao cérebro dizendo que a temperatura próxima ao rosto precisa ser diminuída.
O cérebro reage ativando mecanismos de resfriamento para reduzir a temperatura no seu rosto, e um desses mecanismos é a transpiração.
Por que as pipocas arrebentam?
O grão de pipoca contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão.
Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente americano já comiam pipocas. Eles começaram a fazê-las com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo.
Depois, passaram a deitar os grãos soltos diretamente para o fogo. Outra forma era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário