Comunicação é uma troca de informações entre as pessoas, que segundo Jakobson, acontece através do emissor (quem envia a mensagem) da mensagem (o que se quer comunicar) e do receptor (a quem destina a mensagem). Quando a informação transmitida na mensagem não é feita de forma adequada, o receptor não irá entender o que o emissor quis dizer. Por isso, saber se comunicar é de extrema importância para um líder, pois a mensagem deve ser entendida em sua totalidade por seus liderados. Quantas vezes já nos deparamos com pessoas que não sabiam se comunicar, ou falavam de mais, ou gritavam muito, ou não tinham boa dicção. Certamente, a mensagem não foi entendida pelos receptores e não houve comunicação eficaz. Timidez de falar em público, nervosismo, má preparação, falar muito rápido e estado emocional abalado, são alguns dos fatores que contribuem para a má transmissão da mensagem.
Os líderes têm a importante missão de falar de uma forma eficaz para que o povo de Deus entenda o que Deus quer falar com eles. Se tratando da palavra de Deus é importante que o líder saiba se comunicar adequadamente. Moisés é um exemplo Bíblico de um homem chamado por Deus que tinha dificuldades de comunicação, pois não tinha facilidade para falar. Deus levantou Arão para falar por Moisés e disse-o que sempre estaria com ele. Deus poderá levantar alguém, como aconteceu com Moisés, ou poderá capacitar o próprio líder, o importante é que a mensagem deve ser entendida em sua totalidade, pois se trata da palavra de Deus. Para ter uma boa comunicação é preciso falar pausadamente, falar firme e com convicção, pensar antes do que vai falar e estar em um bom estado emocional. Também é aconselhável que se faça exercícios para a fala, através do acompanhamento de um fonoaudiólogo. Uma mensagem entendida pelo receptor é o resultado de uma comunicação eficaz.
Autor: Erick França (indicado por Patrícia – ICEM)

Nenhum comentário:
Postar um comentário